Torricado de Bacalhau

Esta é sem dúvida uma versão muito citadina do tradicional e rústico prato torricado de bacalhau, receita típica da minha região.
Quando o meu marido me viu a tirar as fotos, a sua primeira reacção foi: “Tens noção que se um ribatejano ver esta foto, vai-se benzer 3 vezes, não tens? Torricado de pão de forma?..... humm…”
Certo é, que os mais puristas olhariam para este prato e não o considerariam torricado, até mesmo eu me encaixo nesse perfil… mas neste dia apetecia-me torricado, e da vontade, e do que havia em casa se fez um torricado, e todos lamberam os dedos. Ponto final.
O tradicional torricado faz-se de pão casqueiro, cortado ao meio, em cada metade faz-se uns cortes, é regado com azeite, e torrado directamente na brasa. Depois de já torrado, é esfregado com bastante alho e salpicado com sal grosso, e acompanhado com o bacalhau.
Esta é certamente uma receita, para os que, por um dia estão dispostos a esquecer calorias, gorduras, e mais umas quantas coisas que se possam lembrar e que não são saudáveis…mas se conseguirem esquecer isso, ainda que seja só por um dia, então provem torricado. Uma receita simples e divina.



Ingredientes (4 pessoas):
3 a 4 postas de bacalhau, dependendo do tamanho
4 a 8 fatias grossas de pão, de preferência de véspera
1 cabeça de alho, cortada ao meio
Azeite
sal

Preparação:
Asse as postas de bacalhau na brasa ou no forno, previamente regadas com um pouco de azeite.
Faça uns cortes no pão, de modo a criar uns losangos, regue com azeite e torre na brasa ou no forno. Quando já estiver lourinho, retire e esfregue muito bem com a cabeça de alho, previamente cortada ao meio. Esfregue mesmo muito bem, e quanto mais quente o pão estiver melhor. No final salpique com umas pedrinhas de sal grosso.
Se quiser asse também a cabeça de alho e sirva a acompanhar.
Parta as postas de bacalhau em lascas grandes, e sirva com o pão.


Nota: Neste tipo de receita, a qualidade dos ingredientes é essencial. Recomendo que, quer o bacalhau quer o azeite, sejam de excelente qualidade.

Tags:

Share:

3 comments

  1. Ficou com tão bom aspecto é bem fácil de fazer ! :D

    ResponderEliminar
  2. Bem fizeste tu! A vontade é para ser satisfeita :) Principalmente se originar um prato maravilhoso como este :)

    ResponderEliminar