Argolinhas de Passas e Amêndoas

Estas argolinhas são uma doce sugestão para o almoço de Páscoa.

São absolutamente deliciosas para acompanhar uma chávena de café.



Ingredientes (14 unid):
1 Ovo grande, batido
150ml de Leite, morno
75g de Manteiga sem sal, amolecida
1 pitada de Sal
350g de farinha de trigo T65
75g de amêndoas moídas
75g de açúcar amarelo
1 saqueta de Fermento Biológico Seco (4,6g)
75g de Passas
75g de Maçã Reineta, ralada
Para terminar:
Ovo batido, para pincelar
Amêndoas laminadas, para decorar
Açúcar em Pó, para polvilhar



Preparação:
MFP
Coloque os ingredientes na cuba, excepto as passas e a maçã reineta, segundo a ordem mencionada nos ingredientes.
Coloque a cuba na máquina de fazer pão e escolha o programa Massa. Junte as passas e a maçã quando ouvir o sinal sonoro.
Quando o programa terminar, tire a cuba da máquina, passe a massa para uma superfície enfarinhada e corte a massa em 14 partes iguais. Molde cada parte numa bola, depois faça um furo no meio com o dedo passado por farinha e vá aumentando o buraco gradualmente, rodando o dedo.
Disponha as argolas, espaçadas entre si, em tabuleiros untados ou forrados com tapete de silicone. Tape e deixe a massa repousar num local resguardado, até que a massa quase que duplique de tamanho.
Pincele as argolas com ovo batido e polvilhe com bastantes amêndoas laminadas. Coza no forno pré-aquecido a 210ºC, durante 10 a 15 minutos ou até crescerem e ficarem douradas.
Passe para uma rede para arrefecer.
Sirva polvilhadas de açúcar em pó.
Tradicional
Numa taça ou tigela grande coloque a farinha em forma de "vulcão".  Junte o sal, a amêndoa moída e o açúcar. Abra um buraco no meio  do "vulcão" e verta o leite morno, onde já dissolveu o fermento, o ovo e a manteiga. Amasse muito bem até a massa se despegar das paredes da tigela. Cubra a massa com um pano e deixe levedar à temperatura ambiente, resguardado de correntes de ar, durante cerca de  1 hora. 
Findo este tempo, retire a massa para uma base enfarinhada, junte a maçã  e as passas e trabalhe de novo a massa, amassando-a durante uns minutos. Divida a massa em 14 partes iguais e siga os passos anteriormente descritos.


Nota: A massa destas argolinhas é bastante leve e fofa e não é muito doce, se repararem só leva 75g de açúcar para 350g de farinha, por isso a presença das passas é fundamental e é o que lhes dá um toque doce sem ser uma explosão de açúcar. Se por acaso não é fã de passas, substituas por algo que lhes confira um toque especial, por exemplo, fruta cristalizada ou pepitas de chocolate.

Share:

10 comments

  1. Já fiz umas parecidas e adorei,
    Essas ficaram tão lindas,eu já levava uma para o pequeno almoço
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu fiquei rendida a estas argolinhas, aliás estas fotos são da 2ª vez que as fiz, porque as primeiras não chegaram a ter tempo de ser fotografadas :)
      Nestas 1º fiz o cenário, enquanto estavam no forno, e antes que alguém as visse tirei as fotos. O meu pequenote mais novo então adorou.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. O livro da minha mfp traz uma receita de argolas com amêndoas, ando há imenso tempo para testar e estas fotos confesso que são muito mais inspiradoras :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem! Fico feliz por saber que as minhas fotos/receitas possam ser inspiração para alguém cozinhar :)
      e sim recomendo bastante estas argolinhas, sem serem demasiado doces (que foi o que mais apreciei), são agradáveis a qualquer altura do dia.
      Beijinhos e obrigado pela visita e comentário

      Eliminar