Pão de Ervas Finas / Fine Herbs Bread - World Bread Day #8

Hoje celebra-se o Dia Mundial da Alimentação, e paralelamente tem lugar o evento World Bread Day, este ano na 8ª edição. Este é um evento onde gosto particularmente de participar, e decidi trazer um pão que é simplesmente delicioso para aqueles lanches ajantarados e preguiçosos nos domingos frescos de Outono ...



Ingredientes (pão 750g):
350g de Água morna
400g de Farinha de Trigo T65
100g de Farinha de Trigo Integral T150
1 c. chá de Sal
5g de Fermento de Padeiro Seco ou 15g de Fermento Fresco
3/4 chávena de chá de Mistura de Ervas Finas a gosto (ex. alecrim, tomilho, coentros, salsa,  ....)
1/2 Cebola Roxa, descascada e cortada às rodelas
Azeite q.b.

Preparação:
Numa taça ou tigela grande - o ideal é mesmo um alguidar de barro -  coloque as farinhas peneiradas em forma de "vulcão" e o sal. Abra um buraco no meio  do "vulcão"e verta a água morna onde já dissolveu o fermento. Amasse muito bem até a massa se despegar das paredes da tigela. Cubra a massa com um pano, salpique com um pouco de farinha, e deixe levedar à temperatura ambiente, resguardado de correntes de ar, durante cerca de 2 horas. 
Findo este tempo, retire a massa para uma base enfarinhada, junte as ervas - mas reserve algumas para decorar- e trabalhe de novo a massa, amassando-a durante uns minutos. Dê a forma desejada ao pão, e coloque-o num tabuleiro de forno, enfarinhado, e deixe levedar de novo, tapado, durante 1 hora.

Pré-aqueça o forno a 250ºC. Leve o pão ao forno cerca 20 minutos a uma temperatura alta, e depois reduza um pouco e deixe acabar de cozer. Para verificar se o pão está cozido, dê umas "pancadinhas" no fundo e se o som sair oco o pão está pronto.
Entretanto numa taça junte as ervas que reservou e junte as rodelas de cebola separadas umas das outras, e regue com um fio de azeite. Quando o pão estiver quase pronto pincele o topo com um pouco de azeite e espalhe por cima as ervas e a cebola, salpique com umas pedrinhas de sal, e deixe mais uns 5 minutos no forno.
Retire do forno e deixe arrefecer numa rede.


Share:

6 comments

  1. Perfeito que ficou!
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/10/dia-um-na-cozinha-e-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  2. Deve ser super saboroso esse pão...que delicia!
    beijinhos :)

    ResponderEliminar
  3. Humm...que aspecto delicioso. Este pão dever ser taãããooo bom! Adorei.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Yum, your loaf looks very appealing! Obrigado por participar na World Bread Day 2013!

    ResponderEliminar