Bacalhau assado com batata a murro

Após uma ausência longa, e necessária, regresso com um clássico da cozinha portuguesa que tem 4 grandes apreciadores em minha casa...maravilhosamente simples e deliciosa.
Costumo assar o bacalhau na brasa, mas desta vez optei por fazer no forno, e não fica de todo atrás em termos de sabor.
Esperem que gostem!



Ingredientes (4 pessoas):
4 postas de bacalhau demolhado
6 dentes de alho grandes
2 folhas de louro seco
12 batatas novas médias/pequenas (esta conta depende obviamente do apetite e do tamanho das batatas)
azeite q.b.
sal q.b.
coentros q.b. picados finamente

Notas: O sucesso desta receita depende claramente da qualidade do azeite, quanto melhor for o azeite melhor será o resultado final. Opte por usar batatas de tamanho médio ou pequeno, senão correrá o risco das batatas não ficarem cozidas no centro.

Preparação:
Unte generosamente um tabuleiro de forno com azeite. Coloque no tabuleiro as postas do bacalhau, com a pele virada para baixo. Com um espremedor de alhos, esprema 4 dentes de alho, e espalhe por cima das postas. Parta as folhas de louro e espalhe também pelo bacalhau. Regue as postas do bacalhau generosamente com azeite e leve ao forno, previamente aquecido a 180ºC, durante cerca de 1 hora.
Unte ligeiramente outro tabuleiro com azeite, e coloque dentro as batatas, previamente bem lavadas. Salpique com azeite e leve também ao forno, o mesmo tempo, ou seja cerca de 1 hora.
Quando o bacalhau e as batatas estiverem prontos, retire os tabuleiros do forno.
Com a mão cerrada, dê um "murro" nas batatas, de forma a abrir ligeiramente a pele. Salpique as batatas com sal.
Leve uma frigideira ao lume com cerca de 200ml de azeite. Deixe aquecer, sem ferver. Entretanto esprema os restantes 2 dentes de alho, e junte ao azeite aquecido. (Atenção: se o azeite estiver muito quente os alhos vão ficar muito fritos e o se sabor não será bom...)
Regue as batatas com este azeite.
Distribua o bacalhau e as batatas pelos pratos e salpique com os coentros.

Bom apetite!

Tags:

Share:

9 comments