Filete em broa de milho

Já há algum tempo que andava com uma receita deste género na cabeça.... e finalmente consegui meter mãos à obra.
O resultado foi bastante satisfatório, tanto que o meu filho mais velho já me pediu para voltar a fazer! e eu estou rendida a fazer-lhe a vontade. :)
Não é uma receita rápida de fazer, mas vale o tempo investido.



Ingredientes:
Para a broa
300g de farinha de milho
200g de farinha de trigo
1 saqueta de fermento em pó (tipo fermipan)
sal q.b.
~300ml de água morna

4 filetes de peixe
sal e pimenta q.b.
sumo de limão
oreçãos secos q.b.
alecrim seco q.b.
azeite q.b.



Preparação:
Num recipiente misture as farinhas, o fermento e o sal, e depois vá juntando água até obter uma massa homogénea e maleável, que não se agarre aos dedos. Tape com um pano e deixe levedar, num local morno, durante cerca de 2/3 horas.
Entretanto coloque os filetes a marinar temperados de sal e pimenta e regados com sumo de limão.
Quando a broa terminar de levedar, estenda a massa num local enfarinhado com a ajuda de um rolo de cozinha também enfarinhado, ate ficar com 1cm de altura sensivelmente.
Depois com uma faca, corte a massa às tiras, em largura um pouco mais que a largura dos filetes e de comprimento 2x o comprimento do filete. (Eu cortei os filetes ao meio, para não ter pedaços muito grandes de filete para trabalhar, ficando assim com 8 pedaços de peixe.)
Com a ajuda de papel de cozinha, retire o excesso de liquido dos filetes.
Coloque o filete em cima de uma das tiras da massa, num dos topos, e depois corte a massa do pão onde acaba o filete e coloque o resto da fatia da massa de pão por cima. A ideia é ficar com uma sandwich de peixe.
Apare o excesso de pão à volta do filete. Repita até acabar os pedaços de filete.
(No meu caso ainda sobrou um pouco de massa de broa, que moldei e levei a cozer.)
Unte um tabuleiro de ir forno com azeite, coloque em cima os pedaços de broa com filete, com a ajuda de uma espátula. Regue a massa de pão também com um pouco de azeite e salpique com os oregãos e o alecrim.
Leve ao forno, pré-aquecido a 180º, por cerca de 30 minutos.

Espero que gostem da sugestão. 
Acompanhei com uma boa salada de pimentos assados.

Tags:

Share:

6 comments

  1. Boa tarde, será que posso fazer a receita da broa como se faz o artisan bread? Fazer a bola e pôr no formo? A cor da broa deixou me com água na boa :) Inês

    ResponderEliminar
  2. Olá Inês, eu nunca fiz Artisan bread, mas do que pesquisei também pode usar farinha de milho para preparação de artisan bread. De qualquer das formas tem sempre de deixar levedar pelo menos 2/3 horas, mas depois pode refrigerar a massa e ir usando à medida que quer. A melhor explicação que encontrei foi no blog Pão, Bolos e Cia.: http://paobolosecia.blogspot.com/2009/06/pao-de-milho-com-alheira-artisan-bread.html.
    Espero ter ajudado.
    Obrigado

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigada, achei que como as medidas são as mesmas e o método também era baseada na artisan bread. Pois mas não tenho condições para guardar a receita original toda. Vou ver se será possível fazer apenas metade. Mas de qualquer forma a sua broa esta mais amarela, era mesmo uma broa assim que eu queria :) muito obrigada pela ajuda. Blog 5 estrelas Inês

    ResponderEliminar
  4. Muito interessante... mais outra receita para fazer :)

    ResponderEliminar