Febras de porco com espinafres salteados e bolinhos de legumes

Os bolinhos de legumes são para mim a grande estrela deste prato.
Uma maneira diferente de servir legumes, muito interessante e saborosa.


Ingredientes:
4 febras de porco
2 dentes de alho
800gr de espinafres bebé
2 c. sopa de pinhões
1 limão
1 alho francês
2 cenouras
1 lata pequena de milho cozido
~75g de farinha
leite q.b.
sal, pimenta q.b.


Preparação:
Tempere a carne com sal, pimenta, alho picado, e sumo de 1/2 limão, e deixe marinar um pouco.
Corte o alho francês ao meio longitudinalmente e depois em tiras finas. Volte as cortar as tiras de modo a ficar com pedaços de 5cm de comprimento. Faça o mesmo com as cenouras, junte ao alho francês e lave bem. Escorra o milho e junte aos outros legumes. 
Numa taça coloque a farinha e vá juntando leite (ou água), pouco a pouco para não formar grumos e até obter uma mistura lisa e ligeiramente espessa. Junte os legumes e envolva bem. Numa frigideira antiaderente, com um pouco de azeite (só mesmo um fio) e já quente, deite colheradas de legumes. Deixe fritar de um lado e depois do outro, em lume médio, até estarem crocantes. Escorra em papel de cozinha antes de servir. 
Lave bem os espinafres. Numa frigideira antiaderente junte um fio fino de azeite e junte os pinhões. Deixe saltear. Junte os espinafres, tempere levemente de sal, e salteie durante cerca de 2 minutos. Retire do lume e reserve quente se necessário.
Entretanto grelhe a carne, e depois de pronta volte a regar com o sumo da outra metade de limão.


Bom apetite!

Fonte: Bolinhos de legumes - Le Cordon Bleu Técnicas Culinárias

Share:

10 comments

  1. Formiguinha, essa refeição para mim é perfeita! Adorei principalmente dos legumes assim servidos até uma criança que torce o nariz a eles come sem problemas. Não o caso cá em casa, mas é sempre bem vinda uma inovação para os preparar. Parabens. Vou levar a ideia comigo! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Mas que boa sugestão amiga, que maravilha o aspecto com que ficou...comia agora mesmo ao pequeno almoço....bjokitas

    ResponderEliminar
  3. Que belo prato,e sem duvida uma optima sugestão!!!

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  4. Encontrei o teu blog por acaso e posso desde já dizer que estou adorar, onde é que andava eu sem te conhecer. Agora vou ter de te seguir, desculpa lá :)

    beijos

    ResponderEliminar
  5. Felismina, obrigado! podes acreditar que são realmente bons!
    beijocas doces

    Olá querida Susana, cá por causa vou tendo algumas birras por causa dos legumes, principalmente com o pimpolho mais novo. Mas este bolinhos ele comeu sem pestanejar!
    E podes fazer com os legumes que mais gostares!!
    beijocas

    Querida Belinha, e porque não para o pequeno almoço?! eu acho que eles ótimos em qualquer situação.
    beijoca grande

    Rita, muito obrigado linda!

    Marmita, ainda bem que me encontraste e que gostaste!! fico realmente muito feliz!
    Eu conheci o teu blog através de um comentário da Moira aqui há uns tempos e foi amor à primeira vista!
    Beijinhos enormes e obrigado pelo comentário :)))

    ResponderEliminar
  6. Que refeição perfeita...adorei tudo!

    ResponderEliminar
  7. Tenho ali costeletas de porco e mais de meio molho de espinafres que não quero que se estraguem.
    Boa sugestão
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Obrigado Arguinhas!

    Mané, depois diz se gostaste! beijocas

    ResponderEliminar
  9. Estes bolinhos de legumes parecem-me deliciosos. Um acompanhamento a testar sem duvida
    Um beijinho e boa semana

    ResponderEliminar