Bolo de Aveia

Há cerca de 1 mês atrás recebi um e-mail recomendando que fizesse uma determinada receita.
Tenho de dizer que fiquei muito feliz e honrada com a recomendação e lembrança.
A pessoa em questão é a Manuela (Mané) do blog O Bolo da Tia Rosa.
Eu troquei as primeiras palavras com a Manuela por altura da nossa participação num desafio lançado pelo Cinco Quartos de Laranja - Conta-me uma receita. 
Se a mim a participação neste desafio marcou bastante, acho que posso afirmar que o mesmo aconteceu à Mané, que após a sua participação decidiu criar o seu blog e partilhar connosco deliciosas receitas! Nada como lerem a estória contada por ela -- aqui.

Em relação à receita que a Mané me recomendou, só tenho 2 palavras: MUITO BOM.
Quem me vai seguindo já sabe que não sou fã de bolos de fatia, a não ser que sejam húmidos. E é o caso deste, que ficou levemente húmido, com uma consistência diferente do habitual, e que gostei particularmente. Tive de fazer uma "leve" alteração à receita original, e já tive oportunidade de explicar à Mané, porque o coco (que é usado na cobertura original) não é muito consensual cá por casa; então substituí por amêndoa, e ficou delicioso!

Mané espero que goste da minha apresentação. Só me resta agradecer o seu carinho e lembrança, e espero ter feito jus ao seu bolo!




Ingredientes para o bolo:
~160g de flocos de aveia
400ml de água
150g de açúcar amarelo (200g)
150g de açúcar de açúcar branco
125g de margarina
3 ovos
160g de farinha de trigo
1 c. chá de fermento
1 c. chá de canela
1 c. chá de bicarbonato de sódio
1/2 c. chá de sal refinado
Ingredientes para a cobertura:
45g de margarina
120g açúcar amarelo
200g amêndoa partida

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180º.
Comece por deitar a água a ferver por cima dos flocos de aveia e deixe repousar sensivelmente 15 minutos antes de utilizar esta mistura.
À parte, bata muito bem o açúcar (amarelo e branco) com a manteiga, adicione os ovos (gema e clara), a farinha, o fermento, o bicarbonato, a canela e o sal.  Por último misture os flocos de aveia.
Leve forno, numa forma untada e polvilhada de farinha, por 40 minutos, ou até que o bolo esteja cozido (espete um palito no meio do bolo, se este sair sem massa agarrada é porque está cozido).
Quando o bolo estiver quase cozido prepare a cobertura.
Num tacho pequeno, ou frigideira, anti-aderente junte a margarina e o açúcar. Deixe a manteiga amolecer e então junte a amêndoa. Envolva bem, mas não deixe a manteiga queimar.
Tire o bolo do forno quando este estiver cozido e espalhe a cobertura por cima do bolo.
Volte a colocar no forno para que a amêndoa fique com uma aparência levemente tostada.
Retire do forno e deixe arrefecer. Desenforme.

Nota: É aconselhável usar uma forma redonda que abra, para que seja mais fácil desenformar o bolo.

Tags:

Share:

10 comments

  1. Ficou ótima sua receita. Tenha uma boa semana. Um abraço, Marta.
    Minhasreceitasdiaadia.

    ResponderEliminar
  2. Que boa a sugestão a da cobertura,
    Ficou bem bonito
    Vou já dizer à Táti (que me deu a receita que já há novas experiências sobre este ótimo bolo)
    Estou muito honrada. Obrigada
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Eu é que agradeço Mané!

    Obrigado Marta e Sara pelos vossos comentários.

    Beijocas enormes

    ResponderEliminar
  4. Intrusa na Cozinha, adorei o bolo, e gostei ainda mais da alteração da cobertura, lembra-me a tarte de amendoa pela qual sou viciada. A aveia fica com a água ou é escorrida antes de juntar à massa?

    No meu post dos cookies falaste em manhãzitos, experimenta estes
    http://www.forumbimby.com/forum/index.php?topic=4480.0
    já fiz e ficam muito identicos aos caseitos

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  5. Olá Gisela,
    Olha linda, a aveia absorveu a água. Se calhar se a tivesse espremido ela teria libertado alguma água, mas seria pouca, eventualmente. Eu coloquei directo. Deixei-a repousar como a indicação da Mané, e depois juntei à outra massa. Assim o bolo fica ligeiramente húmido...e eu gostei muito por isso mesmo. E gostei muito também do sabor da aveia com a canela. Experimenta que vais gostar. Em relação à escolha da amêndoa como substituição para o coco, foi fácil, porque eu também adoro amêndoa!!

    Obrigado pela sugestão para os manhãzitos!! Vou experimentar de certeza!!

    Beijos enormes

    ResponderEliminar
  6. Só para dizer que fiz uma referência no meu post
    http://obolodatiarosa.blogspot.pt/2011/05/bolo-de-flocos-de-aveia_07.html

    ResponderEliminar
  7. Sou só eu ou ...onde está a aveia na lista de ingredientes ???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, é logo o 1º ingrediente da lista.... sensivelmente 160g de flocos de aveia.

      Cpts
      Marta Dionísio

      Eliminar