Dourada com cogumelos

Hoje a sugestão vem direitinha da Grécia.
E sempre que me lembro ou falo de Grécia, além de ser invadida por imagens de praias de areia imaculadamente branca e águas maravilhosamente cristalinas, lembro-me também com um sorriso nos lábios de um filme chamado "My Big Fat Greek Wedding". A história de uma grega que se apaixona por um inglês. Uma comédia muitoooo ligeira, mas que enaltece os valores familiares e culturais. E que eu gostei...  :) Curiosamente os pais gerem um restaurante! :)
Também gostei muito desta receita, uma forma diferente e muito saborosa de comer dourada.
Espero que gostem.

Receita adaptada do livro "Cozinha País a País" n.º 12- colecção lançada pelo jornal Público


Ingredientes:
4 douradas (eu fiz 2 grandes)
1 lata pequena de cogumelos
1 cebola
2 dentes de alho
2 cenouras
salsa
vinho branco
azeite
sal e pimenta preta

Preparação:
Separe os dois lombos das douradas, tire as espinhas e a pele. 

Seque com um pano limpo (ou papel absorvente), tempere de sal e pimenta e reserve. Refogue a cebola, os dentes de alho e as cenouras, tudo picado muito fino, num tabuleiro de ir ao forno, com o azeite. Deixar refogar durante cerca de 15 minutos em lume muito brando. Findo este tempo junte os cogumelos, cortados em pedaços, a salsa picada, um pouco de vinho branco, e deixar prolongar mais um pouco a cozedura em lume brando. Coloque os filetes de dourada em cima do refogado, e levar ao forno (a 180º) durante cerca de 10 minutos.
A receita original conta com a presença de passas de corinto, mas que eu omiti porque não sou grande fã. Mas para quem quiser incluir deve demolhá-las em água quente durante 15 minutos e acrescentar na altura de levar as douradas ao forno.



Bom apetite!

Tags:

Share:

2 comments