Almôndegas em molho de vinho tinto

Aqui há uns tempos, a fazer umas compras num supermercado encontrei uma colecção de livros muito atractivos visualmente...pequenos, com umas fotos fabulosas, com uma fitinha para fechar o livro, bom...uma doçura. Não sei quantos livros são ao todo, porque se podem comprar individualmente, sendo que cada um é dedicado a um tema, ao peixe, à cozinha italiana, à cozinha grega, vegetariana, etc. Mas houve logo um que saltou à minha vista...."No forno". Eu adoro cozinhar no forno! Escusado será dizer que aquele veio comigo. Esta receita é a primeira que vos trago, mas já tenho outras agendadas!
Confesso que quando comecei a fazer o molho, o aroma não me estava a agradar, mas depois provei-o...e hummm....então depois de ter ido ao forno!... muito, muito bom!

Receita adaptada do livro "No forno" edição Parragon Books

Ingredientes:
14/16 almôndegas (usei de peru)
450g de massa tagliatelli de ovo
margarina
azeite
200g de cogumelos (usei 2 latas pequenas de cogumelos laminados)
2 1/2 c. sopa de farinha de trigo integral
200 ml de caldo de carne*
150ml de vinho tinto
4 tomates, descascados e picados finamente
1 c.sopa de polpa de tomate
1 c. chá de açúcar amarelo
1 molhinho de salsa fresca picada (a gosto)
sal e pimenta a gosto


Preparação:
Aqueça a margarina e o azeite numa caçarola. Junte os cogumelos e deixe cozinhar durante cerca de 5 minutos. Junte a farinha e deixe cozinhar mais 2 minutos. De seguida junte o caldo e o vinho tinto e deixe cozinhar em lume brando até reduzir um pouco (cerca de 15 minutos). Após este tempo junte o tomate e a polpa e o açúcar. Tempere a gosto de sal e pimenta e deixe cozinhar por mais uns 15 minutos. Enquanto isso leve ao lume noutra caçarola um pouco de azeite e junte as almôndegas e deixe cozinhar virando-as até alourarem. Coloque-as num recipiente fundo e com tampa, que possa ir ao forno e regue-as com o molho de cogumelos. Tape e coloque no forno previamente aquecido a 180º durante cerca de 30 minutos.
Leve água a ferver com um pouco de sal num tacho, junte a massa e um pouco de azeite. Deixe ferver e cozer a massa durante cerca de 8-10 minutos. Escorra a massa. Retire as almôndegas do forno e salpique com a salsa e envolva. Sirva a massa com as almôndegas em cima.
*- Leve a água a ferver com um caldo de carne até desfazer.

Bom apetite!

Tags:

Share:

1 comments